Kyoto, Japão, 25 de agosto de 2025, NHK – Chuvas torrenciais atingiram a província de Kyoto, nesta segunda-feira (25), intensificando o alerta das autoridades para riscos de enchentes em áreas baixas e deslizamentos de terra.
De acordo com a Agência Meteorológica, a combinação de ar quente e úmido com o aumento das temperaturas deixou a atmosfera altamente instável no oeste e leste do país, resultando em tempestades localizadas.
Na cidade de Kyoto, nuvens carregadas provocaram 95 milímetros de chuva em apenas uma hora, até às 16h40, em um dos bairros mais afetados.
As condições instáveis devem se prolongar durante a noite, com previsão de chuvas superiores a 50 milímetros por hora acompanhadas de trovões em diferentes regiões.
Enquanto Kyoto enfrenta fortes precipitações, o norte do país também está em alerta. Um sistema de baixa pressão, acompanhado de uma frente fria, deverá atravessar Hokkaido entre terça (26) e quarta-feira (27), trazendo risco de chuvas intensas com até 150 milímetros em 24 horas.
As autoridades orientam a população a permanecer vigilante quanto a possíveis enchentes, rios transbordando e deslizamentos de terra em áreas de risco.
Paralelamente às chuvas, o calor extremo persiste em grande parte do Japão. As temperaturas chegaram a 37,9°C em Higashiomi (Shiga), 37,4°C em Kyoto e 36,3°C em Tokyo. Para esta terça-feira (26), a previsão aponta máximas de 37°C em Kyoto, 36°C em cidades como Hita (Oita), Okayama, Nagoya e Kofu, além de 35°C em Tokyo.
Diante desse cenário, autoridades reforçam a importância de medidas preventivas contra a insolação, como o uso adequado de ar-condicionado, hidratação constante e reposição de sais minerais.
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am
- Japão aposta em profissionais indianos para suprir déficit em cuidados a idosos - 29 de agosto de 2025 8:38 am