Kumamoto, Japão, 12 de agosto de 2025, Kyodo News — As fortes chuvas que atingem a ilha de Kyushu provocaram uma série de desaparecimentos, danos estruturais e transtornos no transporte, especialmente na província de Kumamoto.
No município de Kosa, bombeiros resgataram uma mulher e duas crianças presas dentro de um carro. Outro indivíduo foi salvo após um deslizamento de terra na mesma localidade, mas seu estado de saúde ainda não foi confirmado.
Em Yatsushiro, imagens captadas por volta das 7h de segunda-feira (11) mostram uma estrada cedida e dois veículos parcialmente soterrados por terra e areia. Segundo um membro da brigada de incêndio que registrou as fotos, todos os ocupantes conseguiram sair por conta própria.
“O cenário é de destruição em vários pontos, e o risco de novos deslizamentos permanece alto”, alertou um voluntário que atua nas operações de resgate.
Na cidade de Kumamoto, vídeos gravados por volta das 3h mostram ruas alagadas, com a água chegando até os joelhos dos pedestres em áreas comerciais do distrito de Chuo.
Outras regiões de Kyushu também sofrem com o mau tempo. Em Fukutsu, na província de Fukuoka, autoridades receberam relatos de que um homem e uma mulher, ambos na faixa dos 60 anos, foram arrastados por um rio e seguem desaparecidos.
O serviço do trem-bala Kyushu Shinkansen foi suspenso nos dois sentidos desde o primeiro horário de segunda-feira (11), sendo retomado pouco antes das 15h, segundo a operadora JR Kyushu.
- Presidente sul-coreano concede perdão a ex-ministro da Justiça - 12 de agosto de 2025 6:27 am
- Terrorista disfarçado de jornalista é eliminado em ataque israelense em Gaza - 12 de agosto de 2025 4:32 am
- Lançamento de lanternas lembra vítimas do desastre aéreo da JAL de 1985 - 12 de agosto de 2025 2:19 am