Ibaraki, província de Ibaraki, Japão, 23 de agosto de 2025, Kyodo News – O Japão, enfrentando uma severa escassez de motoristas de caminhão, deu um importante passo em direção à inovação na logística ao demonstrar o uso de caminhões autônomos na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. O projeto, iniciado em julho, já está em operação na prática para trajetos de longa distância.
A iniciativa é liderada pela desenvolvedora de sistemas autônomos T2, com apoio de cinco grandes empresas de logística, incluindo a Sagawa Express. Na demonstração para a imprensa realizada na quinta-feira (22), um caminhão equipado com direção autônoma nível 2 apresentou sua capacidade de operar com o motorista presente, mas sem precisar manusear o volante durante trajetos.
“O caminhão percorreu curvas e realizou mudanças de faixa automaticamente, mantendo velocidade média de 70 km/h na pista de testes”, contou Kunitoshi Ken, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Negócios da T2.
Desde o último mês, o veículo opera cerca de cinco vezes por semana na rodovia Tomei Expressway, que conecta Tóquio a Nagoya, e também faz o transporte de cargas entre as regiões de Kanto e Kansai, abrangendo grandes centros como Tóquio e Osaka.
Apesar do motorista permanecer a bordo na etapa atual do projeto, a T2 projeta alcançar a operação comercial plena de caminhões autônomos nível 4 até 2027, o que pode revolucionar o setor logístico do país.
Ken ressaltou a urgência da solução tecnológica frente à crítica escassez de profissionais no setor e a contribuição esperada para manter a sustentabilidade do transporte de cargas no Japão.
Com a automação dos caminhões, o Japão vislumbra superar desafios da mão de obra e garantir eficiência no transporte de mercadorias durante a próxima década.
- Kunifesu 2025 celebra culturas no coração da cidade de Koka - 14 de outubro de 2025 11:53 am
- Aroeira leva cordel e diversidade ao Sons do Brasil 546 - 14 de outubro de 2025 3:21 am
- Brasileiros representam o país em concurso nacional de karaokê no Japão - 14 de outubro de 2025 1:40 am