Osaka, Japão — 14 de agosto de 2025 (Japan Standard Time), Kyodo News – O calor intenso voltou a preocupar autoridades japonesas nesta quinta-feira (14), especialmente em regiões do oeste do país que ainda se recuperam das fortes chuvas recentes. A Agência Meteorológica do Japão prevê que os termômetros alcancem até 37°C em cidades como Saga, Hita, na Província de Oita, Kurume, em Fukuoka, e Osaka.
Cidades como Kumamoto, Yamaguchi e Kyoto devem registrar máximas de 36°C, enquanto Kochi e Nagoya podem chegar a 35°C. O alerta de insolação está em vigor para 24 províncias, incluindo Okinawa, Kumamoto e Aichi.
“As pessoas devem usar corretamente o ar-condicionado, hidratar-se com frequência e repor sais minerais.”
Autoridades também orientam trabalhadores envolvidos na limpeza e recuperação das áreas afetadas pelas chuvas a fazer pausas regulares e monitorar o estado de saúde de colegas para evitar casos de insolação.
A previsão indica que as condições atmosféricas no oeste e leste do Japão podem se tornar instáveis à tarde, devido ao calor e outros fatores, favorecendo a formação de nuvens carregadas e novas pancadas de chuva.
Com o solo encharcado e fragilizado pelos temporais, além de danos em margens de rios e diques, novas precipitações podem aumentar o risco de deslizamentos de terra, enchentes e outros desastres.
“A população deve manter atenção redobrada para áreas de encosta, regiões baixas e rios com nível elevado.”
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am