13 C
Kóka
sexta-feira, 8 agosto, 2025 9:08: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais

Desembarque em Miyazaki marca primeira operação dos jatos pela Força de Autodefesa japonesa

Miyazaki, Miyazaki, Japão, 08 de agosto de 2025 — NHK – Três caças furtivos F-35B, adquiridos para uso pela Força de Autodefesa do Japão, chegaram na quinta-feira (7) à Base Aérea de Nyutabaru, em Miyazaki, marcando o início da operação desses aviões no país. Esta é a primeira vez que a Força de Autodefesa japonesa incorpora o modelo em seu arsenal, em meio a críticas da população local sobre o impacto do ruído causado durante os treinamentos.

Os aviões pousaram pouco depois das 13h30 e foram pilotados por militares norte-americanos. O F-35B é uma aeronave de última geração com capacidade para decolagens curtas e pousos verticais, o que o torna ideal para pistas reduzidas, incluindo navios de guerra com convés adaptado. No entanto, a potência dos motores torna o barulho de aterrissagem consideravelmente maior que o de aviões convencionais.

Para que os moradores pudessem comprovar o impacto acústico, um dos jatos realizou uma demonstração de pouso vertical. O procedimento levou cerca de um minuto e começou com a redução de velocidade a 2 quilômetros do ponto de aterrissagem.

O Ministério da Defesa informou que um quarto avião previsto teve sua chegada adiada por causa de atrasos nas inspeções técnicas.

Anteriormente, as autoridades haviam garantido que os treinamentos de pouso não seriam realizados, salvo em emergências. No entanto, a decisão foi revista e o ministério anunciou que os exercícios ocorreriam não apenas durante o dia, mas também à noite, provocando forte reação da comunidade e do governo da província de Miyazaki.

Diante da pressão, o ministério se comprometeu a elaborar um novo plano de treinamento, com previsão de apresentação ainda neste outono. A pasta também garantiu que os treinamentos de pouso serão suspensos até que as explicações sejam prestadas à população local.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img