Kumamoto, Japão, 12 de agosto de 2025, Japan Meteorological Agency – A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou nesta terça-feira (12) que o alerta máximo de emergência por chuvas intensas emitido para sete municípios da província de Kumamoto foi rebaixado para aviso ou recomendação. Ainda assim, o órgão reforça que a população deve permanecer em estado de alerta devido ao alto risco de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios.
As cidades de Tamana, Uki, Yatsushiro, Kamiamakusa e Amakusa, além das localidades de Nagasu e Hikawa, registraram volumes históricos de precipitação. O fenômeno é atribuído à entrada de ar quente e úmido na frente de chuva que se mantém sobre a região, formando extensas faixas de nuvens carregadas.
A previsão aponta que as chuvas fortes continuarão atingindo a região de Kyushu, incluindo Kumamoto, até a manhã de quarta-feira (13). Grande parte do país também deverá registrar temporais nesse mesmo período, exigindo cautela redobrada da população.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am