Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 17 de julho de 2025, BBC News – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou frustração com o presidente russo Vladimir Putin durante uma entrevista telefônica concedida à emissora britânica BBC. A conversa ocorreu horas após Trump anunciar novos envios de armas à Ucrânia por meio da OTAN e ameaçar a Rússia com duras tarifas econômicas, caso Moscou não firme um acordo com Kyiv nos próximos 50 dias.
“Eu achei que tínhamos fechado um acordo quatro vezes, e então você volta para casa e vê que ele acabou de atacar um asilo ou algo assim em Kyiv. Eu disse: que diabos foi isso?”, declarou Trump durante a entrevista.
O presidente norte-americano reforçou seu posicionamento crítico em relação aos bombardeios contínuos realizados pela Rússia em território ucraniano, enfatizando a urgência de uma resolução negociada. Trump indicou que, apesar de sua decepção, não encerrou as tratativas com Putin.
O novo plano dos Estados Unidos prevê o envio ampliado de armamentos à Ucrânia via OTAN, em paralelo à aplicação de tarifas comerciais mais severas contra Moscou, como forma de pressão para encerrar o conflito que já se estende por mais de três anos.
Do lado russo, a reação veio por meio de declarações publicadas pela agência de notícias Tass. Um influente membro do Parlamento russo criticou duramente o presidente norte-americano, acusando-o de pressionar o lado errado do conflito.
“Se Trump realmente quer progresso na resolução da questão ucraniana, ele deveria cerrar o punho contra o regime de Zelenskyy, e não ameaçar a Rússia com sanções secundárias”, declarou Leonid Slutsky, chefe do comitê de relações internacionais da Duma.
A tensão entre as potências cresce em meio a uma escalada militar no leste europeu e ao impasse diplomático que se arrasta desde o colapso de sucessivas tentativas de cessar-fogo. Com prazos apertados e ameaças em curso, os próximos dias deverão ser decisivos para os rumos da guerra.
- Japão descarta remédios vencidos contra COVID-19 - 17 de julho de 2025 4:26 am
- Indonésia e EUA firmam acordo tarifário histórico - 17 de julho de 2025 4:12 am