22 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 5:18: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump anuncia início de negociações de cessar-fogo entre Camboja e Tailândia

Presidente dos EUA afirma que Tailândia e Camboja aceitaram dialogar após dias de confrontos na fronteira

Washington, D.C., Estados Unidos – 27 de julho de 2025, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a Tailândia e o Camboja concordaram em iniciar conversações para um cessar-fogo imediato, após violentos confrontos militares que se intensificaram desde o dia (24) em uma região de fronteira disputada entre os dois países.

Em uma publicação feita no sábado (26) em sua conta oficial em rede social, Trump revelou ter conversado com o primeiro-ministro do Camboja e com o primeiro-ministro interino da Tailândia.

“Ambos concordaram em se encontrar imediatamente e trabalhar rapidamente por um cessar-fogo, e, em última instância, pela paz”, escreveu Trump.

O presidente americano destacou que está atualmente negociando acordos comerciais com os dois países, mas advertiu que não assinará nenhum pacto enquanto os combates continuarem.

“Não farei um acordo com nenhum dos dois enquanto houver confrontos”, disse Trump, reforçando o papel dos Estados Unidos como mediadores regionais.

Desde o início dos confrontos na quinta-feira (24), as tensões na fronteira já deixaram 20 mortos e mais de 30 feridos na Tailândia. Do lado cambojano, 13 mortes foram confirmadas, com dezenas de feridos. Mais de 110 mil pessoas já foram deslocadas dos dois lados da linha de fronteira.

A pressão internacional para o fim imediato da violência também aumentou. Na quinta-feira (24), o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, telefonou para os líderes da Tailândia e do Camboja pedindo a interrupção imediata das hostilidades. A Malásia ocupa atualmente a presidência rotativa da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da qual os dois países são membros.

Trump concluiu sua declaração demonstrando otimismo em relação à pacificação da região.

“Espero concluir acordos comerciais com ambos os países assim que a paz for alcançada”, escreveu.
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img