Toshima, Província de Kagoshima, Japão, 1º de julho de 2025, NHK – Um terremoto de magnitude 5,1 foi registrado por volta das 18h33 desta segunda-feira (30) na Vila de Toshima, localizada no arquipélago de Tokara, no sudoeste do Japão. O abalo teve intensidade sísmica de 5 inferior na escala japonesa, que vai de 0 a 7, e não gerou risco de tsunami.
Segundo as autoridades locais, o tremor mais forte foi sentido na ilha de Akusekijima, em Toshima, enquanto a cidade de Amami registrou intensidade 3. O epicentro do sismo foi localizado próximo à cadeia de ilhas Tokara, a cerca de 30 quilômetros de profundidade.
A atividade sísmica na região das ilhas Akusekijima e Kodakarajima tem aumentado recentemente, o que mantém as autoridades em alerta. Este foi o primeiro terremoto com intensidade 5 inferior registrado em Toshima desde o dia 13 de maio de 2023, quando a mesma região foi atingida por outro tremor de mesma magnitude e localização semelhante.
Moradores foram orientados a permanecer atentos a possíveis réplicas, enquanto equipes de monitoramento seguem acompanhando a situação nas ilhas do arquipélago de Tokara. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos estruturais.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am