26 C
Kóka
quinta-feira, 31 julho, 2025 2:19: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tempestades Co-may e Krosa se aproximam do Japão

Okinawa, Amami e Ilhas Ogasawara enfrentam ventos fortes e chuvas intensas

Tokyo, Japão – 29 de julho de 2025, Kyodo News – O Japão se prepara para o impacto de duas fortes tempestades que avançam simultaneamente pelo arquipélago. A tempestade tropical Co-may se aproxima da ilha principal de Okinawa, enquanto o tufão Krosa segue em direção ao norte, com previsão de atingir as Ilhas Ogasawara nas próximas horas.

Co-may voltou a ganhar intensidade na noite de domingo (27) e agora apresenta ventos sustentados de até **72 km/h**, com rajadas que podem alcançar **108 km/h**. Ventos superiores a 54 km/h foram registrados a até **500 quilômetros ao nordeste** e **165 quilômetros ao sudoeste** do centro da tempestade.

A interação do ar quente e úmido que circunda Co-may com um sistema de alta pressão no Pacífico gerou instabilidade atmosférica nas regiões de Okinawa e Amami, provocando chuvas intensas e localizadas.

A ilha de Minami-Daito, em Okinawa, registrou 527,5 milímetros de chuva acumulada em 72 horas até a manhã de segunda-feira (28), o maior volume desde 1979. O número representa mais de quatro vezes a média mensal de julho.

As previsões indicam até **150 milímetros de chuva** para a região de **Amami** e **80 milímetros** para a **província de Okinawa** até a noite de terça-feira (29). Rajadas de vento intensas e **ondas altas** continuarão impactando essas áreas.

Enquanto isso, o tufão Krosa mantém força ao se deslocar lentamente em direção às Ilhas Ogasawara, devendo se aproximar da região ainda na madrugada de quarta-feira (30).

A previsão é de ventos sustentados de até **90 km/h**, com rajadas chegando a **126 km/h**. Entre terça-feira (29) e quarta-feira (30), são esperadas **chuvas intermitentes com raios**, além de riscos de **alagamentos e deslizamentos**.

As Ilhas Ogasawara poderão registrar até 150 milímetros de chuva nas próximas 24 horas e outros 100 milímetros no período seguinte. A expectativa é de que os efeitos do tufão se estendam ao longo da semana, devido à redução da velocidade de deslocamento da tempestade.

As autoridades locais mantêm o alerta máximo e recomendam que a população acompanhe os avisos meteorológicos e se prepare para condições adversas, principalmente em áreas costeiras e regiões de risco de deslizamento.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img