19 C
Kóka
quinta-feira, 17 julho, 2025 5:29: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tempestade poderá atingir o Japão nesta terça-feira

Previsão indica chuvas intensas com raios e ventos fortes em várias regiões do país

Takamatsu, Kagawa, Japão, 14 de julho de 2025, NHK – As autoridades meteorológicas japonesas alertaram que partes do oeste e leste do país podem ser atingidas por tempestades com raios, ventos fortes e chuvas intensas até terça-feira (15).

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o fluxo de ar quente e úmido em direção a uma depressão tropical no Mar da China Oriental tem provocado o desenvolvimento de nuvens de chuva, especialmente sobre regiões do oeste japonês. Embora esta depressão deva enfraquecer ainda na manhã desta segunda-feira (14), uma nova área de baixa pressão está prevista para se formar sobre o Mar do Japão, o que pode provocar chuvas localizadas com relâmpagos tanto no oeste quanto no leste do país.

A previsão para as 24 horas até a noite de segunda-feira (14) indica:

Até 200 mm de chuva na região de Shikoku

  • 120 mm no sul de Kyushu
  • 100 mm nas regiões de Kinki e Amami
  • 80 mm nas regiões de Tokai e Chugoku

Já nas 24 horas até a noite de terça-feira (15), os acumulados podem chegar a:

  • 200 mm na região de Tokai
  • 120 mm na região de Kinki

A população foi orientada a redobrar a atenção diante do risco de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordando. Também há alerta para relâmpagos e rajadas de vento severas, com possibilidade de formação de tornados.

As autoridades pedem que todos acompanhem as atualizações climáticas locais e estejam prontos para evacuar rapidamente em caso de alerta meteorológico.

Enquanto isso, a tempestade tropical Nari avança pelo mar ao sul da ilha de Hachijojima e deve se deslocar rumo ao norte, aproximando-se do leste e norte do Japão entre segunda-feira (14) e terça-feira (15). Há possibilidade de que a tempestade atinja a costa.

A previsão indica que o mar ficará extremamente agitado. Ondas de até 7 metros são esperadas ao largo da costa da região de Tohoku, e até 6 metros na região de Kanto.

A orientação das autoridades é clara: moradores de áreas de risco devem manter-se informados, evitar deslocamentos desnecessários e seguir as instruções das defesas civis locais em caso de emergência.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img