Tokyo, Japão — 6 de julho de 2025, Japan Meteorological Agency – Grande parte do território japonês enfrenta uma intensa onda de calor, com temperaturas ultrapassando os 35 °C em diversas regiões, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão. A situação é atribuída a um sistema de alta pressão que cobre principalmente o oeste do país.
Entre os municípios mais afetados neste sábado (5), Toyota, na província de Aichi, registrou 37,5 °C; Kyoto, 36,1 °C; e Kofu, em Yamanashi, chegou a 35,4 °C. A tendência de calor extremo continuará ao longo de domingo (6), com previsão de 37 °C em Nagoya (Aichi) e Kofu, 36 °C em Takamatsu (Kagawa), Kyoto e Maebashi (Gunma), além de 35 °C em Fukuoka, Hiroshima e Saitama.
Diante do calor extremo, autoridades emitiram alerta de insolação para diversas províncias, incluindo Tokyo (exceto as ilhas Izu e Ogasawara), Chiba, Yamanashi, Mie, Wakayama, Hiroshima, Shimane, Tokushima, Kagawa e Kagoshima (excluindo a região de Amami).
A população é orientada a utilizar ar-condicionado, manter-se hidratada, ingerir sal e evitar exposição direta ao sol durante o dia. Em caso de atividades ao ar livre, recomenda-se pausas frequentes para descanso.
As autoridades continuam monitorando a situação e reforçam a importância de medidas preventivas para evitar casos de insolação, especialmente entre crianças e idosos.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am