Naha, Província de Okinawa, Japão, 14 de julho de 2025, NHK – Em um gesto simbólico de união e esperança, artesãos de Okinawa e da Península de Noto, em Ishikawa, apresentaram um instrumento musical tradicional único: um sanshin especial criado com materiais das duas regiões atingidas por catástrofes recentes.
O sanshin, típico instrumento de cordas de Okinawa, foi confeccionado com madeira utilizada na reconstrução do salão principal do Castelo de Shuri, destruído por um incêndio em 2019, e adornado com técnicas tradicionais de pintura em laca desenvolvidas em Ishikawa — região severamente abalada por terremotos, chuvas intensas e inundações em 2024.
“O instrumento representa a integração de técnicas artesanais de Okinawa e Ishikawa. Espero que o som desse sanshin alcance muitos corações”, disse Nakamine Miki, fabricante baseado em Okinawa.
O corpo do instrumento é envolto por panos decorativos produzidos com tecidos tradicionais de ambas as províncias, conferindo não apenas beleza estética, mas também profundidade cultural ao projeto.
A cerimônia de apresentação aconteceu no sábado (12) em Naha, capital de Okinawa, reunindo artesãos, autoridades e músicos que celebraram a iniciativa com uma performance de uma música tradicionalmente executada em eventos festivos da ilha.
“Estou muito feliz. Senti o apoio de muitas pessoas quando os artesãos das duas províncias se uniram para criar esse instrumento”, declarou Sakaguchi Akio, presidente de uma associação de artesãos de laca de Wajima-nuri, em Ishikawa.
Mais que uma obra de arte, o novo sanshin simboliza resiliência, colaboração e a força da cultura japonesa como instrumento de superação em tempos difíceis.
- Trump teria perguntado a Zelenskyy sobre ataque a Moscou - 16 de julho de 2025 10:06 am
- JR East formará até 100 estrangeiros por ano no Japão - 16 de julho de 2025 10:00 am
- Japão cria órgão para tratar questões de residentes estrangeiros - 16 de julho de 2025 9:50 am