Tokyo, Japão, 15 de julho de 2025 – Kyodo News – Uma nova pesquisa revela que os japoneses estão dispostos a gastar mais neste verão, com o orçamento médio para as férias alcançando o maior valor desde 2006. Apesar do entusiasmo, o estudo também aponta um aumento na desigualdade entre os que pretendem aproveitar o período e os que terão que cortar gastos.
O levantamento, realizado no início de junho, indicou que o orçamento médio das famílias para as férias de verão subiu 26,4% em relação ao ano passado, chegando a cerca de 105 mil ienes — o equivalente a mais de 710 dólares.
Essa é a quarta alta consecutiva registrada e a primeira vez em quase duas décadas que o valor ultrapassa a marca dos 100 mil ienes.
“Queremos aproveitar para viajar, sair com a família e desfrutar o que não conseguimos nos últimos anos”, afirmou um entrevistado na faixa dos 30 anos.
Entre os que pretendem aumentar os gastos (18,5%), as principais razões são a vontade de viajar e os aumentos salariais recentes. Cerca de 74% mencionaram planos de viagem e pouco mais de 25% apontaram uma renda maior como motivação.
Por outro lado, 18,3% dos participantes disseram que vão reduzir os gastos. Mais de 60% citaram a alta dos preços como principal fator de contenção. Já 24% preferem guardar dinheiro, citando a incerteza econômica.
“Mesmo com salário reajustado, tudo está mais caro. Então, precisamos escolher bem como e onde gastar”, comentou uma mãe de dois filhos.
O estudo reflete um Japão dividido entre a retomada do consumo e os desafios econômicos ainda presentes. A inflação persistente e os custos crescentes colocam pressão sobre famílias, ao mesmo tempo em que parte da população busca retomar o prazer de viajar e consumir.
Com a chegada do verão, a expectativa é de que o setor de turismo e serviços registre movimento aquecido. No entanto, a tendência de polarização nos hábitos de consumo permanece como sinal de alerta para o governo e o mercado.
- Japão relembra 31 anos do Grande Terremoto Hanshin-Awaji - 17 de janeiro de 2026 8:00 am
- X volta a falhar e deixa utilizadores sem acesso em vários países - 17 de janeiro de 2026 2:14 am
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
















