Tokyo, Província de Tokyo, Japão, 3 de julho de 2025, NHK – A intensa onda de calor que atinge o Japão continua provocando altas temperaturas em diversas regiões do país, especialmente no sudoeste. A Agência Meteorológica do Japão alertou para riscos graves de insolação e recomenda cuidados rigorosos com a saúde.
O sistema de alta pressão atmosférica deve se manter sobre amplas áreas nesta quinta-feira (3), fazendo os termômetros dispararem principalmente nas regiões oeste e sudoeste do país.
A previsão é de que a cidade de Hita, na província de Oita, e Kurume, em Fukuoka, registrem 38 °C. Em Yamaguchi, o calor pode alcançar 37 °C. Cidades como Okayama, Takamatsu e Maebashi devem chegar a 36 °C. Já Kyoto, Kagoshima e Yamagata esperam 35 °C, enquanto Osaka e Nagoya terão máximas de 34 °C. Na capital, Tokyo, o calor deve atingir os 33 °C.
Diante do cenário, foram emitidos alertas de insolação para a província de Hyogo, a região de Chugoku (com exceção de Okayama), Shikoku, Kyushu (excluindo a área de Amami, em Kagoshima) e a região de Yaeyama, em Okinawa.
Além do calor intenso, a atmosfera permanece instável em áreas que vão do oeste ao norte do país. Pancadas de chuva localizadas com trovões são previstas, especialmente durante a tarde, em regiões como Kinki e Tokai.
As autoridades japonesas seguem monitorando as condições climáticas e reforçam que medidas preventivas são essenciais para evitar incidentes graves durante essa onda de calor atípica.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am