20.4 C
Kóka
quarta-feira, 23 julho, 2025 12:47: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Onda de calor no Japão atinge 40ºC e continua

Temperaturas extremas provocam alerta nacional para insolação e riscos de desastres climáticos

Tokyo, Província de Tokyo, Japão – 23 de julho de 2025, NHK World-Japan. – O Japão enfrenta uma onda de calor extrema, com temperaturas que ultrapassaram os 38 graus Celsius em diversas regiões do país na terça-feira (22). A situação deve continuar nesta quarta-feira (23), com autoridades emitindo alertas para riscos à saúde e à vida.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um sistema de alta pressão provocou o aumento generalizado das temperaturas, com destaque para Fukuchiyama, em Kyoto, que registrou 39ºC, Date, em Fukushima, com 38,6ºC, e Daigo, em Ibaraki, com 38,5ºC.

Na região norte, o calor também quebrou recordes. No leste de Hokkaido, as temperaturas ficaram mais de 10 graus acima da média. A previsão para esta quarta-feira (23) indica máximas de 39ºC em Kitami, 38ºC em Obihiro e 37ºC em Mombetsu.

“Em partes da cidade de Kitami, a temperatura pode atingir quase 40 graus Celsius, o que é descrito como calor com risco à vida”, alertaram meteorologistas.

Outras cidades com previsão de calor intenso incluem Hita, em Oita (39ºC), e Kumagaya, em Saitama (38ºC). A Agência Meteorológica emitiu alertas de insolação em grande parte do arquipélago, de Hokkaido a Kyushu.

As autoridades pedem que a população use ar-condicionado, beba água regularmente, consuma sal e evite atividades ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia.

Além do calor extremo, a instabilidade atmosférica provocada pela combinação entre o ar quente e uma massa de ar frio pode gerar chuvas intensas, especialmente nas áreas centrais e orientais do país.

A população deve ficar atenta a **inundações, deslizamentos de terra, rios transbordando, raios, rajadas de vento e granizo**, especialmente durante a noite de terça-feira (22) e ao longo de quarta-feira (23).

Com o verão mais quente dos últimos anos, o Japão reforça a necessidade de precauções severas para proteger vidas, especialmente de idosos, crianças e trabalhadores expostos ao sol.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img