Yokohama, Kanagawa, Japão, 31 de julho de 2025 — NHK – A Nissan Motor Co. anunciou nesta quarta-feira (30) seus resultados financeiros para o primeiro trimestre do ano fiscal, correspondente ao período de abril a junho, com um prejuízo líquido de 115,7 bilhões de ienes — o equivalente a cerca de 780 milhões de dólares.
A montadora japonesa também registrou uma perda operacional de 79,1 bilhões de ienes, refletindo o impacto negativo de tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e uma desaceleração nas vendas globais.
“Apenas as tarifas norte-americanas representaram um impacto estimado de 68,7 bilhões de ienes no trimestre”, afirmou um porta-voz da companhia.
Além dos resultados negativos, a Nissan divulgou uma projeção pessimista para o semestre fiscal encerrado em setembro, prevendo um prejuízo operacional acumulado de 180 bilhões de ienes.
O presidente e CEO da Nissan, Ivan Espinosa, explicou que ainda não é possível fazer uma previsão precisa sobre os efeitos completos das novas tarifas dos EUA, já que alguns detalhes e o cronograma de implementação seguem indefinidos.
“Assim que tivermos clareza sobre as novas regras tarifárias, atualizaremos nossas estimativas”, declarou Espinosa aos jornalistas.
A montadora enfrenta desafios significativos no ambiente global, e seus resultados refletem não apenas os obstáculos externos, mas também uma necessidade de adaptação estratégica frente às mudanças rápidas no setor automotivo.
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am
- Festival Japão-Coreia celebra 60 anos de laços diplomáticos - 28 de setembro de 2025 2:37 am