Yokosuka, Kanagawa, Japão, 16 de julho de 2025, NHK – A montadora japonesa Nissan Motor anunciou que encerrará a produção de veículos em sua histórica planta de Oppama, situada na província de Kanagawa, até o final de março de 2028. A decisão faz parte de um plano abrangente de reestruturação destinado a reverter a atual crise enfrentada pela empresa.
A fábrica, localizada próxima a Tokyo e em operação desde 1961, produziu ícones da marca como os modelos Bluebird e March. Atualmente, a planta emprega cerca de 2.400 pessoas, que, segundo a empresa, permanecerão contratadas até a data do encerramento das atividades.
A produção será transferida gradualmente para as instalações da Nissan em Fukuoka, no sudoeste do Japão. Apesar do fim da linha de montagem, o centro de pesquisas, o campo de testes de colisão e outros setores técnicos da planta continuarão operando normalmente.
“Foi uma decisão difícil para mim e para a empresa. No entanto, acreditamos que é necessária para superar a atual situação desafiadora e retomar nossa trajetória de crescimento”, declarou o presidente e CEO da Nissan, Ivan Espinosa.
Com o objetivo de reequilibrar suas operações globais, a Nissan já havia anunciado que reduziria seu quadro geral de funcionários em 20 mil pessoas e fecharia sete fábricas dentro e fora do Japão.
A empresa também confirmou que as operações na planta de Shonan, outra subsidiária próxima a Tokyo, também serão encerradas. No entanto, Espinosa afirmou que não há planos para outras reduções ou consolidações de unidades produtivas no Japão.
“Qualquer decisão sobre encerramento de bases de produção no exterior será comunicada no momento apropriado”, completou o executivo.
A Nissan promete divulgar planos futuros para reutilização da planta de Oppama e comunicará os trabalhadores assim que tiver definições concretas. O encerramento marca o fim de uma era para uma das fábricas mais simbólicas da história da montadora.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am