Kagoshima, Província de Kagoshima, Japão, 5 de julho de 2025 – NHK – Residentes da pequena ilha de Akusekijima, localizada no arquipélago Tokara, começaram a deixar a região após um forte terremoto atingir a área no dia (2). Um grupo de 13 moradores chegou ao porto de Kagoshima, na região sudoeste de Kyushu, por volta das 18h, após uma viagem de aproximadamente 11 horas de balsa.
Segundo autoridades da vila de Toshima, a evacuação é uma medida preventiva diante do aumento das atividades sísmicas na região desde o dia 21 de junho. Os evacuados permanecerão hospedados em hotéis ou nas casas de familiares na capital provincial. A estimativa inicial é de que a evacuação dure uma semana, mas o prazo pode ser estendido conforme a evolução do cenário sísmico.
Outro transporte de evacuação está programado para o dia (6), permitindo que mais moradores que desejarem deixar a ilha possam fazê-lo. A Agência Meteorológica do Japão confirmou que o tremor da quinta-feira (2), com intensidade sísmica inferior a 6 graus, foi o mais forte registrado na vila de Toshima desde o início da medição comparável em 1919.
Na manhã do dia (3), um novo grupo de moradores embarcou em navios para evacuar a ilha. O medo permanece entre os residentes, especialmente os que ainda têm familiares na área afetada.
As autoridades locais reforçam o alerta para possíveis novos tremores com intensidade semelhante, além de riscos adicionais relacionados às chuvas, como deslizamentos de terra. O governo da vila mantém equipes de prontidão para garantir a segurança dos moradores que permanecerem no local e está monitorando continuamente a atividade sísmica nas ilhas Tokara.
A situação segue em observação e novos comunicados serão emitidos conforme necessário.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am