Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos — 6 de julho de 2025, Associated Press – A cidade de Los Angeles está sendo palco de um dos maiores encontros de fãs da cultura pop japonesa fora do Japão: a Anime Expo, maior convenção de anime da América do Norte. O evento, que teve início na quinta-feira (3), atrai milhares de entusiastas da animação japonesa e segue movimentando o centro de convenções local até o encerramento na segunda-feira (7).
Com mais de 300 expositores, a Anime Expo oferece ao público acesso exclusivo a lançamentos de animes, jogos eletrônicos e produtos colecionáveis. Estúdios e editoras japonesas aproveitam o evento para estrear conteúdos voltados ao público ocidental, impulsionando ainda mais a presença da cultura japonesa nos mercados internacionais.
Um dos destaques deste ano foi a participação de Yoshida Naoki, renomado produtor da franquia Final Fantasy, que conduziu painéis com fãs e desenvolvedores durante o evento.
Cosplayers coloridos posam para fotos e interagem com o público, enquanto corredores repletos de estandes oferecem desde artigos exclusivos até oportunidades de networking com profissionais do setor.
O governo japonês tem intensificado seus esforços para expandir a indústria de conteúdo cultural no exterior, com a meta de quadruplicar as vendas internacionais do setor para cerca de 20 trilhões de ienes, ou aproximadamente 138 bilhões de dólares.
A organização japonesa de comércio exterior destacou que, este ano, houve um aumento expressivo na presença de empresas nipônicas na Anime Expo, inclusive de setores fora do entretenimento. O evento tornou-se também uma vitrine estratégica para negócios entre Japão e Estados Unidos.
A Anime Expo segue como um símbolo da crescente influência da cultura japonesa no Ocidente, reforçando laços culturais e comerciais com entusiasmo e criatividade.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am