Tokyo, Japão, 15 de julho de 2025 – Kyodo News – O presidente do Comitê Orçamentário da Câmara Alta do Parlamento japonês, Tsuruho Yosuke, anunciou sua renúncia ao cargo após forte repercussão negativa de um comentário feito sobre o terremoto que atingiu a Península de Noto no ano passado.
Durante um discurso de campanha no dia 8 de julho, Tsuruho, membro do Partido Liberal Democrata (LDP), declarou:
“Felizmente, houve um terremoto na Península de Noto, o que permitiu que os moradores de Wajima pudessem obter seus certificados de residência em Kanazawa.”
A fala, que tentava ilustrar a importância de estilos de vida regionais duplos — nos quais se pode viver e trabalhar em diferentes localidades —, foi amplamente criticada por soar insensível com as vítimas do desastre.
No dia seguinte ao discurso, Tsuruho pediu desculpas públicas e retirou a declaração. No entanto, a pressão continuou, partindo tanto de parlamentares do governo quanto da oposição, além de cidadãos diretamente afetados pelo terremoto.
A escolha de seu sucessor deve ocorrer em uma sessão extraordinária da Dieta, prevista para após as eleições da Câmara Alta, marcadas para este domingo (21). O episódio reacende o debate sobre responsabilidade política e sensibilidade com tragédias no discurso público japonês.
- Joshua Jamison lança álbum com raízes texanas - 14 de novembro de 2025 8:44 am
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am

