Jacarta, Província de Jacarta, Indonésia, 8 de julho de 2025, Kyodo News – Agentes da Guarda Costeira do Japão estão em Jacarta conduzindo um treinamento especializado para seus colegas indonésios com foco na segurança marítima, especialmente no combate a embarcações suspeitas.
O curso de cinco dias, iniciado na segunda-feira (7), é promovido em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão e a Guarda Costeira da Indonésia.
Instrutores japoneses demonstraram no primeiro dia técnicas para conter tripulantes de embarcações, incluindo aquelas envolvidas em atividades ilegais. A formação prática é considerada estratégica, diante da importância geopolítica da região.
“Este treinamento é muito útil para nós, pois estamos desenvolvendo nossa própria técnica de imobilização”, afirmou Muhammad Kurnianto Kuntjoro, representante da Guarda Costeira da Indonésia.
A Indonésia, maior arquipélago do mundo, compartilha rotas marítimas cruciais com diversos países da Ásia. Uma dessas passagens, o Estreito de Malaca, é vital para o Japão, por onde transita cerca de 90% de seu petróleo importado.
“Japão e Indonésia precisam cooperar para proteger a segurança das rotas marítimas, especialmente no Estreito de Malaca, que é como a aorta da economia japonesa”, destacou Abe Seiki, oficial sênior da Guarda Costeira do Japão.
O treinamento faz parte de uma iniciativa contínua de colaboração entre os dois países no reforço da segurança marítima regional, frente a ameaças como pirataria, tráfico e pesca ilegal.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am