Tokyo, Japão, 2 de julho de 2025 – NHK – O principal negociador comercial do Japão reafirmou que o país não aceitará nenhum acordo com os Estados Unidos que coloque em risco a agricultura nacional, especialmente diante da recente pressão sobre a importação de arroz japonês.
Durante coletiva de imprensa realizada no dia 1º de julho, o ministro da Revitalização Econômica, Akazawa Ryosei, foi questionado sobre uma publicação nas redes sociais feita pelo presidente norte-americano Donald Trump, em que critica o Japão por não importar arroz dos EUA, apesar da “escassez massiva” do grão em território japonês.
Ele ressaltou que os times de negociação de ambos os países têm mantido um diálogo sincero, mas ainda persistem divergências importantes que impedem um acordo completo. O ministro acrescentou que o governo japonês continuará trabalhando de forma ativa por um entendimento que beneficie ambos os lados — sem comprometer os interesses agrícolas do Japão.
As declarações ocorrem em meio ao aumento das tensões comerciais e à sensibilidade interna sobre a proteção do setor agrícola, especialmente diante de acordos que podem afetar a produção nacional e a soberania alimentar do país.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am