Tokyo, Japão, 5 de julho de 2025, NHK – O governo do Japão anunciou que começará a liberar, a partir de agosto, parte de suas reservas nacionais de arroz para uso na indústria de alimentos processados. A decisão foi comunicada pelo ministro da Agricultura, Koizumi Shinjiro, que destacou a importância da medida para estabilizar o setor.
A crescente demanda por arroz destinado ao consumo direto tem pressionado os preços, o que afeta produtores de miso, snacks e outros produtos que dependem do cereal como matéria-prima. Muitos agricultores estão migrando do cultivo para processamento para variedades mais lucrativas voltadas ao consumo doméstico.
O ministro explicou que as vendas serão feitas por meio de contratos diretos, sem licitação. No ano passado, o governo japonês vendeu 10 mil toneladas de arroz de seus estoques para a indústria. A quantidade a ser disponibilizada este ano será definida após a estimativa da safra.
A medida reforça a estratégia do governo japonês de atuar preventivamente diante de flutuações de mercado, evitando desabastecimento e garantindo previsibilidade para os produtores de alimentos industrializados.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















