Tokyo, Japão, 16 de julho de 2025, Kyodo News – O governo do Japão inaugurou um novo escritório destinado a formular e coordenar políticas para fortalecer a convivência entre cidadãos japoneses e residentes estrangeiros, diante de uma realidade demográfica cada vez mais desafiadora.
A nova estrutura faz parte da Secretaria do Gabinete e contará com representantes de vários órgãos governamentais, incluindo o Ministério da Justiça. O objetivo é alinhar ações interministeriais para criar o que foi chamado de uma “sociedade de coexistência ordenada”.
Durante a cerimônia de inauguração, realizada na sede do Primeiro-Ministro, o chefe de governo, Ishiba Shigeru, destacou a importância de acolher trabalhadores estrangeiros e estimular o consumo de visitantes internacionais, como estratégia para compensar a queda na taxa de natalidade e o envelhecimento populacional.
“Precisamos absorver a vitalidade de outros países. Mas também é papel do governo enfrentar com firmeza ações ilegais ou abusivas que geram apreensão e sensação de injustiça entre os japoneses”, afirmou Ishiba.
O novo escritório terá como missão revisar sistemas e medidas que não acompanham a atual realidade migratória. Isso inclui o combate a crimes cometidos por estrangeiros, uso indevido de serviços públicos e comportamentos que geram incômodo social.
Além disso, Ishiba ordenou a criação de uma infraestrutura de informação integrada, que possibilite a cooperação mais eficaz entre ministérios, agências governamentais e administrações locais, de modo a acompanhar e intervir de forma coordenada em atividades de estrangeiros que causam preocupação.
A expectativa do governo é que a nova abordagem traga mais equilíbrio entre a necessidade de mão de obra estrangeira e a manutenção da ordem social, sem abrir mão do respeito aos direitos humanos e da promoção da integração cultural.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am