23.2 C
Kóka
domingo, 20 julho, 2025 5:40: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Israel e Síria concordam com cessar-fogo imediato

Anúncio de trégua ocorre após semanas de ataques aéreos e tensões na fronteira sul da Síria

Ancara, Ancara, Turquia – 20 de julho de 2025, Anadolu Ajansı – O embaixador dos Estados Unidos na Turquia, Tom Barrack, afirmou neste sábado (19) que Israel e Síria chegaram a um acordo para implementar um cessar-fogo imediato, com apoio dos Estados Unidos e o respaldo de países vizinhos, como a Turquia.

Tom Barrack escreveu nas redes sociais que “Israel e Síria concordaram com uma trégua total, com apoio ativo dos EUA e aceitação por parte de países da região”.

O anúncio ocorre após uma escalada significativa de violência nas últimas semanas. Israel realizou sucessivos bombardeios no sul da Síria e até mesmo contra o quartel-general das forças do governo interino em Damasco. A justificativa oficial era a proteção da minoria drusa, cuja presença se estende ao território israelense.

A tensão começou com confrontos entre tribos beduínas locais e grupos drusos no sul da Síria, o que levou o governo interino sírio a mobilizar tropas na região no início de julho. Em resposta, Israel aumentou os ataques aéreos, declarando que não aceitaria movimentações militares sírias próximas à sua fronteira norte.

Na manhã deste sábado (20), o governo interino da Síria declarou “um cessar-fogo abrangente e imediato”, apelando para que todos os envolvidos cessem as hostilidades.

Apesar do anúncio unilateral sírio, ainda não há confirmação oficial por parte de Damasco sobre um acordo firmado com Israel. O regime sírio não emitiu resposta formal ao comunicado do embaixador americano.

A crise humanitária provocada pelos confrontos é grave. Estima-se que cerca de 80 mil pessoas foram deslocadas desde o início dos conflitos. Segundo organizações que operam no terreno, há escassez severa de alimentos e diversos hospitais estão fora de funcionamento, agravando ainda mais a situação da população civil.

O anúncio do cessar-fogo reacende esperanças de estabilidade temporária na região, embora analistas internacionais alertem que a permanência da trégua dependerá de gestos concretos de ambas as partes e da atuação coordenada da comunidade internacional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img