Teerã, Província de Teerã, Irã, 15 de julho de 2025 – Islamic Republic News Agency – As tensões diplomáticas entre o Irã e os Estados Unidos seguem sem sinal de distensão após o recente ciclo de hostilidades envolvendo Israel. O Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que não há previsão de retomada das negociações nucleares com Washington.
Segundo o porta-voz da pasta, Esmaeil Baghaei, não há qualquer definição de data, local ou formato para uma nova rodada de diálogos bilaterais. A declaração foi feita nesta segunda-feira (15), um mês após instalações nucleares e militares iranianas serem alvo de ataques de Israel, que desencadearam uma série de respostas mútuas entre os dois países.
“O Irã continua comprometido com a diplomacia, mas exige garantias claras de que não será atacado novamente. Sem isso, não há como falar em retomada de negociações”, afirmou Baghaei.
Apesar de sinais recentes por parte do presidente norte-americano Donald Trump sobre uma possível retomada do diálogo, Teerã permanece inflexível quanto à exigência de segurança como condição prévia.
A série de ataques iniciada em 13 de junho resultou em 12 dias de confrontos entre Israel e Irã, com os Estados Unidos intervindo com bombardeios a alvos iranianos. A ofensiva aprofundou o abismo diplomático entre Washington e Teerã, que já enfrentam anos de impasses desde a retirada unilateral dos EUA do acordo nuclear em 2018.
Fontes diplomáticas indicam que a comunidade internacional vê com crescente preocupação o risco de escalada no Oriente Médio caso não haja um cessar definitivo das hostilidades e avanço no diálogo multilateral.
Com o impasse mantido, analistas avaliam que as chances de um novo acordo nuclear ainda em 2025 são remotas, especialmente diante do atual cenário de instabilidade política e militar na região.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am