Tokyo, Japão, 3 de julho de 2025, NHK – O imperador do Japão, Naruhito, expressou nesta quarta-feira (2) seu desejo de aprofundar os laços de amizade com a Mongólia e prestar homenagem aos japoneses que morreram em solo mongol após a Segunda Guerra Mundial.
Acompanhado da imperatriz Masako, o imperador iniciará no domingo (6) uma visita oficial de oito dias ao país do Leste Asiático. O casal imperial participará de uma cerimônia de boas-vindas como convidados de Estado.
Durante encontro com a imprensa, Naruhito recordou sua primeira visita à Mongólia em 2007, ainda como príncipe herdeiro, e manifestou a esperança de que a nova viagem seja uma oportunidade de reflexão sobre a história de intercâmbio entre os dois países.
Naruhito destacou ainda o interesse de Masako em vivenciar a cultura local e a vastidão natural da Mongólia, além de interagir com seu povo.
O imperador mencionou os cerca de 14 mil japoneses capturados pela antiga União Soviética e enviados à Mongólia no pós-guerra. Aproximadamente 1.700 deles morreram devido às duras condições de trabalho.
Durante a viagem, o casal imperial deverá visitar um monumento dedicado aos japoneses falecidos na Mongólia.
Naruhito finalizou dizendo que pretende prestar tributo a essas pessoas, refletindo sobre o sofrimento que enfrentaram longe de sua terra natal.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am