27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 9:07: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Gastos das famílias japonesas crescem após dois meses de queda

Alta nas despesas com carros e viagens impulsiona recuperação do consumo em maio no Japão

Tokyo, Japão, 5 de julho de 2025, NHK – Os gastos das famílias japonesas registraram em maio o primeiro aumento anual em dois meses, impulsionados principalmente por despesas maiores com automóveis e viagens. O resultado indica sinais de recuperação no consumo, mesmo diante do cenário de inflação persistente no país.

Segundo o Ministério dos Assuntos Internos, as despesas de famílias com duas ou mais pessoas subiram 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, já descontados os efeitos da inflação. Este é o maior avanço desde agosto de 2022, com o valor médio dos gastos superando 316.085 ienes, cerca de 2.200 dólares.

O relatório destaca que, apesar do aumento geral, o comportamento de consumo dos japoneses mudou diante dos preços elevados de alguns produtos. Os gastos com alimentos cresceram modestos 1%, mas o consumo de arroz caiu 8,2% — a maior queda desde novembro de 2022. Por outro lado, houve alta de 7,6% nos gastos com macarrão e de 3,7% com vegetais frescos.

Autoridades do ministério explicam que os preços altos do arroz e da carne, que teve recuo de 2% nas vendas, desestimularam os consumidores. Em contrapartida, produtos menos afetados pela inflação, como macarrão e hortaliças, ganharam espaço nas mesas das famílias japonesas.

O desempenho positivo em maio é atribuído também ao aumento das viagens e da compra de automóveis, setores que se beneficiaram da reabertura de atividades e da recuperação econômica gradual. Especialistas avaliam que, apesar dos desafios, o consumo das famílias pode seguir em alta nos próximos meses, caso a inflação se estabilize e o poder de compra seja preservado.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img