Kuala Lumpur, Malásia, 12 de julho de 2025, China Daily – Após os encontros multilaterais promovidos pela ASEAN em Kuala Lumpur, os principais diplomatas dos Estados Unidos e da China realizaram uma reunião bilateral nesta sexta-feira (11), sinalizando uma possível retomada do diálogo estratégico entre as duas potências.
O secretário de Estado norte-americano Marco Rubio encontrou-se pela primeira vez presencialmente com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, num momento em que tensões comerciais e políticas continuam marcando as relações entre Washington e Pequim.
O secretário destacou ainda que o diálogo permitiu explorar pontos de cooperação prática e a busca por uma “estabilidade estratégica”, além de abrir caminhos para melhorar os canais de comunicação e reconstruir a confiança mútua.
Rubio também mencionou a possibilidade de um encontro entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping nos próximos meses:
A reunião bilateral entre os dois diplomatas acontece em meio a preocupações de diversos países da região sobre os impactos das tarifas unilaterais impostas por Washington e o fortalecimento da presença chinesa no Mar do Sul da China.
A ASEAN, anfitriã do encontro em Kuala Lumpur, tem buscado servir como mediadora e promotora do diálogo entre as potências, reforçando a importância do multilateralismo em tempos de crescente rivalidade global.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am