Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 17 de julho de 2025, NHK – Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha decidiram pressionar o Irã a retomar as negociações para um novo acordo nuclear até o final de agosto. A medida foi acordada em uma ligação telefônica entre o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio e os ministros das Relações Exteriores das três potências europeias, conforme divulgado por meios de comunicação dos EUA.
As conversas entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear iraniano estão paralisadas desde os ataques realizados no mês passado por Israel e os Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas. Desde abril, as tentativas de retomada do acordo enfrentam impasses contínuos.
“Se nenhum acordo for alcançado até o prazo, as potências europeias pretendem ativar o mecanismo de ‘snapback’, que automaticamente restaura todas as sanções do Conselho de Segurança da ONU suspensas após o acordo nuclear de 2015”, revelou uma fonte envolvida na negociação.
Esse mecanismo pode representar uma virada drástica na diplomacia com Teerã, reacendendo tensões no Oriente Médio e ampliando o isolamento econômico do Irã.
A Casa Branca tem insistido para que o Irã volte à mesa de negociações. Por sua vez, Teerã exige garantias de que não será novamente alvo de ataques, como condição essencial para retomar o diálogo.
“O prazo até agosto é, na prática, um ultimato político para que o Irã se reposicione”, observou um diplomata europeu envolvido nas conversas.
Com o tempo se esgotando, cresce a expectativa sobre os desdobramentos geopolíticos e a possível reativação de sanções internacionais. Os próximos passos de Teerã determinarão se o caminho seguirá pelo diálogo ou pela escalada.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am