Washington, D.C., Estados Unidos — 6 de julho de 2025, Associated Press – O empresário Elon Musk voltou a agitar o cenário político dos Estados Unidos ao realizar uma enquete em sua rede social X, perguntando aos usuários se apoiariam a criação de um novo partido político, o “America Party”.
A sondagem foi lançada em um momento simbólico, no mesmo dia (4) em que o presidente Donald Trump sancionou uma nova legislação que prevê cortes de impostos e redução de gastos. Musk, que presidiu o Departamento de Eficiência Governamental até maio, tem sido um crítico contundente da medida, alegando que ela agravaria os déficits fiscais do país.
A enquete “Devemos criar o America Party?” obteve mais de 1,24 milhão de votos antes de ser encerrada. Aproximadamente 65% dos participantes disseram “sim”.
Atualmente, os republicanos detêm uma maioria apertada tanto no Senado quanto na Câmara. Musk sugeriu em outra postagem uma estratégia política enxuta, mirando em poucos distritos para exercer influência decisiva.
O movimento de Musk está sendo interpretado por analistas como uma tentativa de pressionar Trump e o Partido Republicano às vésperas das eleições legislativas de 2026, prometendo colocar “o verdadeiro desejo do povo” no centro das decisões políticas.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















