24 C
Kóka
quarta-feira, 16 julho, 2025 5:59: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Elon Musk lança novo partido político nos EUA

Após enquete com mais de 1 milhão de votos, bilionário anuncia criação do “America Party”

Washington, D.C., Estados Unidos, 7 de julho de 2025, Associated Press – O empresário Elon Musk anunciou oficialmente a criação do “America Party” neste domingo (6), após o resultado positivo de uma enquete realizada em sua própria rede social, a plataforma X.

O bilionário convocou seus seguidores a responderem “sim” ou “não” à pergunta “Devemos criar o America Party?”, proposta divulgada na sexta-feira (4), data do Dia da Independência dos Estados Unidos. A consulta obteve mais de 1,24 milhão de votos, com aproximadamente 65% de aprovação.

“Hoje nasce o America Party”, escreveu Musk na rede.

A movimentação de Musk ocorre em meio a críticas à nova legislação assinada no mesmo dia pelo presidente Donald Trump, que inclui cortes fiscais e ampliação de gastos federais. O empresário, que até o final de maio ocupava o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental, tem se posicionado contra o aumento do déficit fiscal.

Musk questionou a hegemonia bipartidária no país e sugeriu que a criação do novo partido é um passo rumo à “independência do sistema de dois partidos, ou como alguns chamam, sistema de partido único”.

Até o momento, detalhes sobre a estrutura, os princípios e os candidatos do America Party não foram divulgados. No entanto, analistas políticos veem o movimento como uma estratégia para influenciar os rumos do Partido Republicano e tensionar o cenário político às vésperas das eleições legislativas de 2026.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img