Washington, D.C., Estados Unidos, 7 de julho de 2025, Associated Press – O empresário Elon Musk anunciou oficialmente a criação do “America Party” neste domingo (6), após o resultado positivo de uma enquete realizada em sua própria rede social, a plataforma X.
O bilionário convocou seus seguidores a responderem “sim” ou “não” à pergunta “Devemos criar o America Party?”, proposta divulgada na sexta-feira (4), data do Dia da Independência dos Estados Unidos. A consulta obteve mais de 1,24 milhão de votos, com aproximadamente 65% de aprovação.
A movimentação de Musk ocorre em meio a críticas à nova legislação assinada no mesmo dia pelo presidente Donald Trump, que inclui cortes fiscais e ampliação de gastos federais. O empresário, que até o final de maio ocupava o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental, tem se posicionado contra o aumento do déficit fiscal.
Musk questionou a hegemonia bipartidária no país e sugeriu que a criação do novo partido é um passo rumo à “independência do sistema de dois partidos, ou como alguns chamam, sistema de partido único”.
Até o momento, detalhes sobre a estrutura, os princípios e os candidatos do America Party não foram divulgados. No entanto, analistas políticos veem o movimento como uma estratégia para influenciar os rumos do Partido Republicano e tensionar o cenário político às vésperas das eleições legislativas de 2026.
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am
- Empresário dos EUA apoia pesquisa japonesa contra o câncer - 16 de outubro de 2025 6:09 am
- Dados de políticos australianos vazam na internet - 16 de outubro de 2025 5:57 am