Tokyo, Japão, 3 de junho de 2025, Agência Kyodo – Um economista japonês afirmou que o sinal dado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a possibilidade de aumento das tarifas sobre produtos japoneses provavelmente se trata de uma ameaça para pressionar um parceiro comercial considerado inflexível.
Kiuchi Takahide, economista executivo do Nomura Research Institute, comentou em entrevista à NHK na quarta-feira (2) que os EUA inicialmente focaram nas negociações com o Japão para estabelecer um exemplo a ser seguido em tratados comerciais com outros países.
Ele acrescentou que Trump parece frustrado com as poucas concessões feitas por Tóquio até o momento nas negociações.
O economista alertou que, caso as tarifas subam, a reação crítica dentro dos EUA pode crescer, gerando instabilidade nos mercados financeiros.
Sobre a frequência das visitas de delegações japonesas aos Estados Unidos para as negociações, Kiuchi destacou que isso demonstra o desejo do Japão por um acordo, mas não garante sua concretização.
Kiuchi concluiu que a política tarifária dos EUA deve estagnar e que o país pode reduzir tarifas por conta própria nos próximos meses, o que indica que não seria vantajoso para o Japão fazer concessões prematuras.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am