4 C
Kóka
sábado, 31 janeiro, 2026 10:04: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Desfile de carros alegóricos encanta no Festival Gion

Kyoto celebra tradição milenar com colorido desfile de carros ricamente ornamentados pelas ruas da antiga capital

spot_img

Kyoto, Kyoto, Japão, 25 de julho de 2025, Kyodo News – As ruas da antiga capital japonesa se encheram de cores, tradição e aplausos com a realização do tradicional desfile de carros alegóricos do Festival Gion, um dos mais emblemáticos e antigos do Japão. O evento teve início às 9h30 da manhã do dia (24), com a participação de 11 carros ricamente decorados que cruzaram as avenidas da cidade sob olhares encantados de moradores e visitantes.

A procissão foi aberta por um carro que retratava a lendária cena de combate sobre uma ponte entre o monge guerreiro Benkei e o jovem samurai Ushiwakamaru, heróis históricos do imaginário japonês.

Com mais de mil anos de história, o Festival Gion nasceu como um ritual para afastar epidemias e proteger a cidade. Desde então, transformou-se em um símbolo da perseverança e da identidade cultural japonesa.

“Não sabia que usavam bambus molhados para virar os carros. Fiquei impressionada com a força e a tradição”, comentou uma jovem de cerca de 20 anos da cidade de Maizuru, em Kyoto.

O momento que mais empolgou o público foi a manobra dos carros em curvas fechadas, feita com a ajuda de bastões de bambu umedecidos colocados sob as rodas. A complexidade e a força envolvidas arrancaram aplausos calorosos dos espectadores.

A beleza dos enfeites, o rigor dos trajes e a sincronia dos participantes demonstraram, mais uma vez, o orgulho da população local em preservar seus costumes seculares. O Festival Gion continua sendo um ponto de encontro entre o passado e o presente, reafirmando o valor da cultura japonesa diante do mundo contemporâneo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img