Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 8 de julho de 2025, Agência Brasil – Os líderes do bloco BRICS, formado por economias emergentes, demonstraram preocupação com as políticas tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula iniciada no domingo (6), no Rio de Janeiro. As medidas, segundo os chefes de Estado, colocam em risco o comércio internacional e os avanços diplomáticos alcançados nas últimas décadas.
“Com o multilateralismo sob ataque, nossa autonomia volta a estar em jogo. Conquistas arduamente obtidas, como os regimes climáticos e comerciais, estão sob ameaça”, declarou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
O encontro de dois dias reúne representantes das 11 nações do BRICS, entre elas China, Rússia, Índia e África do Sul. No entanto, os presidentes Xi Jinping e Vladimir Putin não compareceram presencialmente. O líder chinês enviou um vice-representante e Putin participou por videoconferência.
Uma declaração oficial emitida pelo governo brasileiro ao final de parte das discussões destaca a preocupação coletiva com o aumento de medidas protecionistas.
“A proliferação de ações restritivas ao comércio ameaça reduzir ainda mais o comércio global”, afirma o documento.
Ainda que o texto não cite diretamente os Estados Unidos ou o presidente Trump, a crítica é considerada um recado claro à atual administração americana, especialmente após a imposição de novas tarifas a países parceiros nos últimos meses.
China e Rússia têm usado o BRICS como plataforma para contrabalançar a influência do Ocidente, e a nova composição expandida do bloco fortalece esse movimento. Mesmo assim, setores da imprensa local questionaram a relevância do encontro, considerando a ausência física de dois de seus membros mais influentes.
A cúpula segue com reuniões bilaterais e fóruns paralelos ao longo desta semana, com foco em estratégias para fortalecer o comércio entre os países-membros diante da crescente instabilidade geopolítica.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am