Bangcoc, Tailândia, 3 de julho de 2025, Thai News Agency – A Tailândia mergulha em mais um capítulo de incerteza política enquanto a Corte Constitucional avalia a possibilidade de destituir a primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra, suspensa de suas funções no dia (2).
A decisão judicial de suspender Paetongtarn foi tomada após o avanço de uma petição exigindo sua renúncia, em meio à controvérsia gerada por um telefonema vazado com o presidente do Senado do Camboja, Hun Sen.
Com a suspensão, o vice-primeiro-ministro Suriya Jungrungreangkit, que também comanda o Ministério dos Transportes e é membro do partido Pheu Thai, assumiu interinamente a liderança do governo. A legenda lidera uma frágil coalizão parlamentar no país.
Segundo analistas políticos locais, o processo pode levar cerca de um mês ou mais para ser concluído, e o resultado poderá agravar ainda mais a instabilidade institucional.
A instabilidade pode impactar decisões econômicas e provocar tensões entre os aliados da coalizão, enquanto a população observa atentamente os próximos passos do Judiciário e da classe política tailandesa.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am