Pyongyang, Pyongyang, Coreia do Norte, 25 de julho de 2025, Korean Central News Agency – A Coreia do Norte conduziu novos exercícios de artilharia na noite de (23), com o líder Kim Jong Un supervisionando pessoalmente as manobras militares, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (25), no horário do Japão, pela emissora estatal Korean Central Television.
Os treinamentos simularam cenários de combate noturno e em condições de verão, com disparos direcionados a alvos em ambientes costeiros. Imagens veiculadas mostram fileiras de soldados lançando projéteis à beira-mar.
“É essencial adaptar constantemente nossas táticas de artilharia às exigências de uma guerra moderna, imprevisível e em constante mudança”, teria enfatizado Kim Jong Un durante o exercício.
Especialistas sul-coreanos acreditam que os exercícios possam estar relacionados a uma tentativa de compartilhar experiências adquiridas por militares norte-coreanos enviados à Rússia, em meio ao aprofundamento dos laços entre Pyongyang e Moscou.
A movimentação ocorre poucos dias antes do 72º aniversário do armistício da Guerra da Coreia, a ser celebrado no dia (27). A liderança norte-coreana já anunciou que a unidade de artilharia envolvida nas manobras foi convidada para uma cerimônia comemorativa alusiva à data.
A intensificação de treinamentos militares tem sido uma constante no regime norte-coreano como resposta a exercícios conjuntos entre Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, além de refletir uma política cada vez mais alinhada ao Kremlin.
Com este novo exercício, a Coreia do Norte sinaliza que busca manter sua artilharia em alto nível de prontidão, ao mesmo tempo em que fortalece sua imagem de resistência estratégica diante das pressões internacionais.
- Japão registra 17 casos de abuso de fentanil em 25 anos - 26 de julho de 2025 5:19 am
- Suprema Corte das Filipinas anula impeachment de Sara Duterte - 26 de julho de 2025 4:28 am
- Governadora de Tokyo propõe realocar algumas funções da ONU para a capital japonesa - 26 de julho de 2025 3:45 am