18.6 C
Kóka
quinta-feira, 17 julho, 2025 4:25: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chuvas e ventos fortes causam alertas no Japão

Alerta para deslizamentos, enchentes e ventos fortes segue em vigor em várias regiões japonesas

Tóquio, província de Tóquio, Japão, 17 de julho de 2025 (Japan Standard Time), Kyodo News – Chuvas torrenciais continuam a atingir o leste do Japão, especialmente a região de Tokai, enquanto fortes ventos e ondas elevadas persistem no norte do país, mesmo após a passagem da tempestade tropical Nari.

Segundo autoridades meteorológicas japonesas, uma combinação entre um sistema de baixa pressão no Mar do Japão e outro de alta pressão no Pacífico está canalizando ar quente e úmido sobre o arquipélago, causando instabilidade atmosférica severa.

Em Shizuoka, foram registrados 54 milímetros de chuva em apenas uma hora. Nasushiobara, em Tochigi, e Shimogomachi, em Fukushima, também reportaram volumes elevados, de 45 mm e 42 mm, respectivamente.

O risco de deslizamentos de terra se intensificou, sobretudo na província de Tochigi, onde alertas foram emitidos para diversas áreas. A previsão indica que chuvas localizadas com trovoadas podem atingir a região leste até a noite desta terça-feira (15).

As autoridades informam que a costa do Pacífico, nas regiões leste e oeste do país, pode sofrer novas pancadas de chuva até quinta-feira (17). Estima-se que, nas 24 horas até o meio-dia de quarta-feira (16), Kanto-Koshin acumule até 150 mm de precipitação, enquanto Tokai poderá registrar até 100 mm. Até o meio-dia de quinta, esses números podem chegar a 200 mm em Tokai e 150 mm em Kanto-Koshin.

A população deve permanecer atenta a possíveis deslizamentos, alagamentos, transbordamento de rios, relâmpagos, tornados, ventos fortes e até granizo.

Enquanto isso, no norte do Japão, ventos intensos continuam a atingir Hokkaido e a região de Tohoku. A tempestade tropical Nari, que tocou o solo em Hokkaido na manhã de terça-feira (16), se dissipou e virou uma baixa pressão sobre o Mar de Okhotsk. Ainda assim, a previsão é de que os ventos fortes e o mar agitado persistam até a noite desta terça.

As autoridades reforçam que as condições climáticas exigem máxima precaução, principalmente em áreas costeiras e regiões montanhosas, com possibilidade de novos episódios extremos nos próximos dias.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img