Tokyo, Japão, 3 de julho de 2025, NHK – A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta para a população nesta quarta-feira (2), diante da ocorrência de chuvas intensas em partes do leste do país, especialmente nas regiões do sul de Tohoku e norte de Kanto.
De acordo com os especialistas, as condições atmosféricas tornaram-se extremamente instáveis entre as áreas que se estendem da região de Tohoku, no nordeste, até Kinki, no oeste. Análises de radar indicam que, entre o período da tarde e o início da noite, algumas províncias registraram precipitações entre 100 e 120 milímetros, com destaque para Gunma, Yamagata, Fukushima e Tochigi.
Em Fukushima e Tochigi, o volume acumulado de chuva aumentou significativamente o risco de deslizamentos de terra, levando as autoridades a reforçarem o monitoramento em áreas montanhosas e encostas instáveis.
As previsões apontam que a instabilidade continuará até quinta-feira (3), com possibilidade de novas pancadas localizadas, acompanhadas por raios e trovoadas durante a noite de quarta-feira (2).
A população foi orientada a manter a vigilância quanto a inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, raios, granizo e ventos fortes, incluindo o risco de tornados.
As autoridades locais seguem monitorando o desenvolvimento da frente atmosférica e reforçam o apelo para que a população se informe por canais oficiais e busque abrigo seguro diante de qualquer sinal de emergência.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am