7.7 C
Kóka
segunda-feira, 8 dezembro, 2025 1:37: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Casos de coqueluche atingem recorde pela 4ª semana no Japão

Infecção respiratória atinge mais de 3.600 pessoas em uma semana; autoridades reforçam alerta para vacinação infantil

spot_img

Tokyo, Província de Tokyo, Japão – 23 de julho de 2025, NHK World-Japan. – O número de casos de coqueluche registrados semanalmente no Japão atingiu um novo recorde pela quarta semana consecutiva, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Segurança em Saúde. Na semana encerrada em 13 de julho, 3.682 pacientes foram notificados em instituições médicas do país — 104 a mais que na semana anterior e o maior número desde o início do monitoramento atual, em 2018.

A doença, uma infecção bacteriana altamente contagiosa, afeta principalmente crianças pequenas, provocando crises intensas de tosse persistente. Em casos graves, pode levar à morte, especialmente entre bebês com menos de quatro meses. Até o fim de junho, quatro óbitos infantis foram confirmados em Tokyo e outras três províncias.

“A coqueluche pode ser fatal nos primeiros meses de vida, por isso a vacinação precoce é fundamental”, alertou a Sociedade Japonesa de Pediatria.

Entre as províncias mais afetadas, Tokyo lidera com 273 casos, seguida por Saitama (236), Gunma (198), Kanagawa (175), Niigata (169), Ibaraki (167), Chiba (153) e Hyogo (152). O total acumulado no ano já soma 48.073 casos em todo o território japonês.

Outro fator preocupante para as autoridades de saúde é o surgimento de cepas resistentes a medicamentos, relatadas por clínicas e hospitais em várias regiões do país, o que dificulta o tratamento e o controle da disseminação da doença.

“Os pais devem vacinar seus filhos assim que completarem dois meses de idade”, orienta a recomendação oficial da Sociedade Pediátrica do Japão.

O governo e profissionais da área médica reforçam a necessidade de vigilância rigorosa, higiene preventiva e imunização em dia, como formas eficazes de conter a propagação da coqueluche, especialmente em creches, escolas e ambientes de grande circulação.

A situação atual acende um alerta sobre a importância da vacinação infantil em massa, num momento em que surtos de doenças infecciosas voltam a preocupar autoridades de saúde em todo o mundo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img