Tóquio, Japão — 6 de julho de 2025, NHK – O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako iniciam hoje uma visita oficial de oito dias à Mongólia, marcando a primeira vez que um casal imperial japonês realiza uma viagem ao país. A agenda prevê encontros diplomáticos, homenagens a japoneses mortos após a Segunda Guerra Mundial e participação em eventos culturais mongóis.
O casal embarcará na manhã deste domingo (6) no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, a bordo de uma aeronave do governo, com chegada prevista à capital mongol, Ulaanbaatar, na parte da tarde.
Na terça-feira (8), o casal será recebido como hóspede de Estado em cerimônia oficial e participará de um encontro com o presidente da Mongólia, Ukhnaa Khurelsukh, e sua esposa em uma ger, tenda tradicional montada em instalações governamentais para ocasiões especiais. À noite, um banquete será oferecido em sua homenagem no hotel onde estão hospedados.
Durante sua estada, o casal imperial também terá diversas oportunidades para se aproximar da cultura local, com visitas a monumentos históricos, interações com moradores e participação em eventos culturais.
Entre os destaques da programação está a presença do casal na abertura do festival nacional de esportes Naadam, com competições tradicionais como arco e flecha e corrida de cavalos. Eles também visitarão um parque nacional conhecido por sua vasta planície e por abrigar uma rara espécie de cavalo selvagem.
Esta é a quarta viagem oficial ao exterior do casal imperial desde a ascensão do Imperador Naruhito ao trono. A última visita internacional foi ao Reino Unido, no ano passado. A ida à Mongólia representa um novo marco histórico na diplomacia cultural japonesa.
- Forte calor atinge o Japão no fim de semana prolongado - 20 de julho de 2025 2:05 am
- Japão identifica rocha mais antiga já encontrada no sistema solar - 20 de julho de 2025 1:35 am
- UE reduz teto do petróleo russo para ampliar sanções - 20 de julho de 2025 1:23 am