18.6 C
Kóka
quinta-feira, 17 julho, 2025 5:06: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Bactéria intestinal melhora resposta à imunoterapia

Pesquisa japonesa revela bactéria que aumenta a eficácia de tratamento contra o câncer em testes com camundongos

Tóquio, Japão, 16 de julho de 2025, Kyodo News – Pesquisadores no Japão descobriram que uma bactéria presente no intestino pode melhorar significativamente os efeitos de medicamentos de imunoterapia usados no combate ao câncer. A descoberta foi feita por cientistas do Centro Nacional do Câncer do Japão, que realizaram testes com camundongos e publicaram os resultados em uma revista científica internacional.

A equipe analisou amostras de fezes de 50 pacientes submetidos à imunoterapia. Os pesquisadores observaram que aqueles que apresentaram melhor resposta ao tratamento tinham uma quantidade maior de uma bactéria específica, batizada de YB328.

Para investigar mais a fundo, os cientistas transplantaram essa bactéria para o intestino de um grupo de camundongos com câncer, previamente tratados para eliminar toda a flora intestinal. Outro grupo de camundongos recebeu uma bactéria diferente, retirada de pacientes que não responderam bem ao tratamento imunoterápico.

Quando os dois grupos foram tratados com medicamentos anticâncer, os camundongos que receberam a YB328 apresentaram uma redução mais expressiva no tamanho dos tumores.

A equipe também descobriu que essa bactéria ativa as células imunológicas do organismo, ampliando a resposta natural contra o câncer.

“O YB328 pode ser a chave para tornar eficazes os tratamentos que, até então, não funcionavam em certos pacientes”, disse Nishikawa Hiroyoshi, do Instituto de Pesquisa do Centro Nacional do Câncer do Japão.

Os pesquisadores pretendem continuar os estudos para desenvolver novos medicamentos que possam usar essa bactéria como base, com o objetivo de ampliar o número de pacientes beneficiados por terapias imunológicas.

A descoberta representa um avanço promissor na personalização de tratamentos contra o câncer e reforça a importância do microbioma intestinal na eficácia terapêutica.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img