Tokyo, Tokyo, Japão – 30 de julho de 2025, Japan Meteorological Agency – A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu na manhã desta quarta-feira (30) um alerta de tsunami para diversas áreas da costa pacífica do país, após atividade sísmica registrada no oceano. O aviso indica a possibilidade de ondas de até 1 metro de altura, com previsão de chegada a partir das 10h00 (horário local).
As áreas afetadas incluem:
Hokkaido (leste e centro da costa pacífica), Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki, Chiba (península de Boso), Ilhas Ogasawara, Shizuoka, Mie (sul), Wakayama e Miyazaki.
A JMA orienta que, ao ouvir um alerta de tsunami, a população deve evacuar **imediatamente para terrenos elevados ou locais seguros** e não retornar às áreas costeiras até o cancelamento oficial da advertência.
A chegada das ondas está prevista para ocorrer em diferentes horários nas regiões alertadas, começando às 10h00 na costa pacífica de Hokkaido e estendendo-se até 12h30 em Miyazaki. O restante do país permanece sob observação, com expectativa de pequenas variações no nível do mar, inferiores a 20 centímetros.
“Mesmo pequenas ondas podem representar riscos à vida humana”, alertou a agência.
Embora o alerta atual indique ondas de até 1 metro — classificadas como Aviso de Tsunami (Tsunami Warning) — a recomendação das autoridades é que todos os moradores e visitantes das áreas afetadas ajam com máxima precaução e permaneçam atentos aos comunicados oficiais.
A JMA segue monitorando em tempo real o comportamento das marés e tremores subsequentes, utilizando o sistema J-Alert para garantir uma resposta rápida e coordenada em todo o território nacional.
- Suspeito que atacou com facas em Tóquio escreveu que “estão me vigiando” - 31 de julho de 2025 1:21 am
- Nissan registra prejuízo de US$ 780 milhões no 1º trimestre fiscal - 31 de julho de 2025 1:15 am
- Japão registra recorde histórico de calor com 41,2°C em Hyogo - 31 de julho de 2025 1:00 am