19 C
Kóka
quinta-feira, 17 julho, 2025 5:17: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Advogada ucraniana refugiada recebe aval para atuar no Japão

Iryna Hrybachova é a primeira ucraniana registrada como advogada estrangeira no país e pretende auxiliar na reconstrução de sua nação

Tokyo, Japão, 11 de julho de 2025, NHK – O Ministério da Justiça do Japão aprovou o registro da ucraniana Iryna Hrybachova como advogada estrangeira habilitada a atuar no país, um marco inédito para a comunidade de refugiados ucranianos no território japonês.

Hrybachova, de 42 anos, é a primeira cidadã da Ucrânia a obter essa qualificação no Japão. Ela chegou ao país há três anos, após deixar sua terra natal em meio ao conflito com a Rússia. Desde então, tem trabalhado em um escritório de advocacia em Tokyo, onde auxilia outros refugiados ucranianos na obtenção de vistos e oportunidades de emprego.

Com o registro oficial em uma associação da Ordem dos Advogados de Tokyo, ela agora poderá prestar consultoria legal sobre o sistema jurídico ucraniano para empresas japonesas que atuam ou desejam atuar na Ucrânia.

“Meu maior desejo agora é contribuir para a reconstrução da Ucrânia”, declarou Hrybachova à imprensa japonesa. “Quero oferecer apoio jurídico a empresas japonesas que desejem se envolver nesse processo.”

O reconhecimento como advogada registrada no Japão permite que estrangeiros qualificados possam prestar serviços legais relacionados às leis de seus países de origem. Segundo o Ministério da Justiça, até 2023 mais de 1.200 profissionais com formação nos Estados Unidos, Reino Unido e outros países já haviam sido reconhecidos.

A história de Hrybachova representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um símbolo de resiliência e cooperação internacional em tempos de reconstrução e solidariedade.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img