27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 8:43: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy pede mais sistemas antimísseis dos EUA enquanto continuam ataques russos

Presidente da Ucrânia reforça urgência por defesa aérea diante de novos ataques russos

Kyiv, Oblast de Kyiv, Ucrânia, 30 de junho de 2025, Ukrinform – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, renovou os apelos aos Estados Unidos por mais sistemas de defesa aérea, à medida que a Rússia intensifica os ataques com mísseis e drones contra o território ucraniano.

Em uma publicação feita nas redes sociais no domingo (29), Zelenskyy revelou que somente na última semana, a Rússia lançou pelo menos 114 mísseis e 1.270 drones sobre a Ucrânia, causando destruição e feridos em diversas regiões do país.

“A Ucrânia precisa fortalecer sua defesa aérea — o que melhor protege vidas. Esses são sistemas americanos, que estamos prontos para adquirir”, afirmou Zelenskyy, fazendo referência implícita aos sistemas Patriot.

Durante a madrugada de domingo (29), o Ministério da Defesa da Ucrânia relatou um novo ataque em larga escala, envolvendo 60 mísseis e 477 drones russos. A maioria foi interceptada por forças ucranianas, segundo as autoridades militares.

Ainda assim, os danos foram significativos. Seis pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas na região central de Cherkasy. No sul, em Mykolaiv, infraestruturas civis foram danificadas.

As Forças Aéreas Ucranianas também confirmaram a morte de um piloto durante os combates. Ele operava um caça F-16 no momento da interceptação.

Com a ofensiva aérea russa em expansão, cresce a pressão internacional por reforço no apoio militar a Kyiv. A Ucrânia continua insistindo que os sistemas de defesa americanos são fundamentais para conter a escalada dos bombardeios.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img