Osaka, Província de Osaka, Japão, 22 de junho de 2025 — NHK – Turistas em visita ao Japão tiveram a oportunidade de participar de uma cerimônia do chá em meio a uma simulação de terremoto. A experiência, realizada no distrito de Minato, em Osaka, faz parte do projeto Omotenashi Bosai, que busca ensinar estrangeiros a reagir com segurança diante de desastres naturais durante sua estadia no país.
A atividade foi realizada dentro de um caminhão adaptado com uma sala de tatami tradicional instalada sobre a carroceria. O ambiente reproduzia com fidelidade os elementos clássicos da cerimônia japonesa: esteiras, almofadas e um pergaminho decorativo.
A experiência começou com uma mulher vestida de quimono que guiou os participantes na degustação dos doces e do chá. Logo depois, a estrutura foi submetida a tremores equivalentes à intensidade sete, o nível máximo da escala sísmica japonesa.
Os visitantes, pegos de surpresa, tentaram se equilibrar e agarrar as almofadas enquanto o ambiente tremia violentamente, simulando um terremoto real.
Ela destacou que a experiência a fez perceber como é crucial estar atento a riscos naturais, mesmo em viagens turísticas.
A proposta do projeto é clara: integrar a hospitalidade tradicional japonesa com a preparação para emergências, de forma acessível e educativa, especialmente em um país tão propenso a terremotos como o Japão.
- Nagasaki lembra 80 anos da bomba atômica - 9 de agosto de 2025 6:30 am
- Festival das Lanternas ilumina noites de verão em Kamakura - 9 de agosto de 2025 3:37 am
- Catálogo russo exibe crianças ucranianas para adoção coerciva - 9 de agosto de 2025 3:05 am