27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 9:17: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump se opõe a plano israelense para matar Khamenei

Relatos apontam que Israel teria informado os EUA sobre plano para eliminar líder supremo do Irã

Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos — 17 de junho de 2025 — Associated Press – Relatos da imprensa norte-americana indicam que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se opôs a um plano apresentado por Israel para assassinar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei.

Segundo autoridades do governo dos EUA citadas por veículos de comunicação, o governo israelense teria informado a administração Trump, nos últimos dias, sobre o desenvolvimento de uma estratégia para eliminar o líder iraniano.

A resposta da gestão norte-americana teria sido clara: o presidente se mostrou contrário à execução do plano.

“Há tantas reportagens falsas sobre conversas que nunca aconteceram, e eu não vou entrar nesse assunto”, afirmou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em entrevista ao canal FOX.

Quando questionado se uma eventual mudança de regime no Irã faz parte da estratégia de Israel ao mirar lideranças iranianas, Netanyahu respondeu:

“Certamente pode ser o resultado, porque o regime iraniano está muito fraco.”

Embora Trump tenha reiterado seu apoio a Israel, também ressaltou que os Estados Unidos não têm envolvimento direto nos ataques israelenses contra o Irã, que vêm ocorrendo como represália mútua entre as nações.

A revelação acontece em meio a uma escalada de tensões entre os dois países do Oriente Médio, que trocam ataques em um ciclo crescente de confrontos e ameaças.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img