27 C
Kóka
sábado, 19 julho, 2025 9:03: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump pode nomear novo presidente do Fed em outubro

Secretário do Tesouro dos EUA indica que nomeação pode ocorrer entre outubro e novembro, antes do fim do mandato de Powell

Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos, 29 de junho de 2025, NHK – O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump poderá indicar em outubro ou novembro o sucessor de Jerome Powell à presidência do Federal Reserve, o banco central americano. O mandato de Powell termina em maio do próximo ano.

A declaração foi dada em entrevista ao canal de negócios CNBC, na qual Bessent explicou que a escolha antecipada permitiria tempo suficiente para o processo de aprovação pelo Congresso, especialmente se o nomeado for designado para o assento de um membro do Conselho de Governadores cujo mandato se encerra em janeiro.

“Farei o que o presidente quiser, mas acho que já tenho o melhor emprego em Washington”, afirmou Bessent ao ser questionado se ele próprio poderia ser o indicado.

A possível troca no comando do Fed ocorre em um momento de críticas por parte da Casa Branca à condução da política monetária. Bessent declarou que o banco central falhou com o povo americano em 2022, ao permitir que a inflação escapasse do controle por não aumentar os juros com a devida antecedência.

“O Federal Reserve caiu diante do povo americano em 2022, deixou a grande inflação escapar. Eles deveriam ter subido os juros antes”, apontou.

Segundo ele, há risco de o Fed errar novamente por demorar a cortar as taxas de juros. Usando uma analogia, comentou:

“Estudos mostram que quem tropeça costuma olhar para os pés, o que leva a mais tropeços.”

Trump, que disputa a reeleição presidencial neste ano, vem sinalizando maior controle sobre a política econômica. A possível indicação do novo presidente do Fed deverá ser observada de perto por investidores, analistas e líderes políticos, uma vez que influenciará diretamente os rumos da inflação, do dólar e do crescimento econômico dos Estados Unidos e, por consequência, da economia global.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img