Washington, D.C., Estados Unidos – 6 de junho de 2025, NHK – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que manteve uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na quarta-feira (4), abordando os recentes episódios da guerra na Ucrânia. A ligação teve duração de aproximadamente uma hora e quinze minutos.
Em uma publicação nas redes sociais, Trump descreveu o diálogo como produtivo, porém deixou claro que “não é uma conversa que levará à paz imediata”.
Durante o telefonema, ambos os líderes discutiram o ataque ucraniano que atingiu aviões de guerra russos estacionados, além de outras ações ofensivas realizadas por ambos os lados do conflito. A resposta russa, segundo Trump, foi clara quanto à intenção de retaliação.
Esta é a quarta vez que Trump conversa com Putin por telefone desde o início de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. Apesar de ter feito críticas recentes à Rússia por manter ataques em larga escala na Ucrânia, Trump mantém canais abertos com o Kremlin.
No dia 28 de maio, o presidente norte-americano afirmou que seria possível saber “dentro de duas semanas” se Putin tem intenção de encerrar a invasão.
O foco agora recai sobre a possibilidade de Trump assumir papel mais direto nas negociações de paz e se adotará novas sanções contra a Rússia nos próximos dias. Especialistas observam com atenção os desdobramentos da conversa e suas implicações para o rumo do conflito.
- Putin propõe cooperação armamentista com países aliados - 21 de junho de 2025 11:35 am
- Filipinas acusam China de atacar navio com canhão de água - 21 de junho de 2025 11:29 am
- Israel e Irã intensificam ataques em meio à tensão nuclear - 21 de junho de 2025 11:22 am